Bom? Bom!

Teologia - Espiritualidade - História - Música - Política - Futebol - Angú com Taioba e muito mais...

terça-feira, 13 de julho de 2010

PASTORAL DOMINGO - 10 JULHO - "CRISTIANISMO VULNERÁVEL"

“CRISTIANISMO VULNERÁVEL”

Quero destacar de vulnerável o que se diz do lado fraco de uma questão. Teria, portanto, o cristianismo um lado fraco? Sim, tem - os cristãos. Vale a pena lembrar Gandhi: “Admiro o vosso Cristo, mas abomino o vosso cristianismo”. Nossa fraqueza encontra-se na cabal contradição exposta entre ortodoxia e ortopraxia. Ou seja, aquilo que confessamos como doutrina correta (ortodoxia) e o que praticamos (ortopraxia). Cristo deu a seus discípulos uma ordem muito clara, dizendo: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28:19). A equação é fácil: Você tem ido? Você tem feito discípulos? Acreditamos nisso, é nossa doutrina, mas tem sido a nossa prática? Jesus nos deixou vários mandamentos. Um deles diz: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros” (João 13:34). Temos obedecido a essa ordem? Lembro-me de uma história: O leão que um dia acordou, bateu a pata na jaula e viu que a porta estava aberta e saiu todo frajola. Passou pela jaula do macaco e este lhe aonde vais leão? Eu vou reconstruir a glória dos meus ancestrais. Sou um leão de circo, estou aqui domesticado, mas os meus ancestrais tinham glória, eram levados para o Coliseu romano e a multidão ficava de pé quando eles entravam na arena. Os meus ancestrais matavam um cristão com uma patada. Devoravam os cristãos. Aquilo que era leão de verdade e não eu que fico aqui fazendo papel de bobo, criança jogando pipoca. Eu vou para lá e vou matar cristão. E o macaco disse: amigo leão, tu estás ultrapassado, desinformado. E disse assim: as coisas mudaram muito. Os cristãos hoje não são gentalha, eles dominaram o mundo, se esparramaram pelo mundo. Os cristãos são elegantes, eles detêm as maiores riquezas do mundo. E o leão ia ficando cada vez mais com o queixo aberto. Os cristãos hoje têm indústrias. Há nações inteiras cristãs. Eles têm universidades e hospitais. E o leão foi ficando completamente desorientado e perguntou assim: mas amigo macaco, me responde uma coisa, quem devora os cristãos agora? E o macaco respondeu: Eles mesmos. Deixa por lá os cristãos que eles se devoram entre si.
Onde está a vulnerabilidade do cristianismo? Não está na fé que professamos. Está no cristianismo que vivemos!

IBM: Eia-Avante!
Pr. José Marcelo



Nenhum comentário: