Bom? Bom!

Teologia - Espiritualidade - História - Música - Política - Futebol - Angú com Taioba e muito mais...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

EFATÁ - Pastoral Dominical - 16/05

EFATÁ
“Então voltou aos olhos paro céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: “Efatá!”, que significa “abra-se”! com isso, os ouvidos do homem se abriram, sua língua ficou livre e ele começou a falar corretamente”
Mc 7.34,35

Um texto extraordinário! Só Marcos o tem. Seu desfecho produziu um dos maiores epígrafes popular sobre Jesus, “Ele faz tudo muito bem”. De fato sim. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar. O evangelista narra que sua língua foi liberta e o ex-gago, começa a fazer o que mais desejava: falar corretamente! A idéia passada na força do texto original é que ele passou a falar sem parar; ´desembolado´. Marcos põe na boca de Jesus a contundente expressão aramaica efatá, que traduzido, como explica o próprio texto é, “abre-se”. Jesus falou em aramaico, sua língua materna. Poucas vezes Jesus falou em aramaico e sempre foi para expressar algo muito profundo saindo bem dentro de si. Isso explica, também, o suspiro profundo. Quando queremos expressar algo das entranhas do nosso coração não conseguimos fazer se não em nossa língua materna. Jesus queria dizer para aquele homem que Ele sentia algo muito profundo e usava agora Sua autoridade para ordenar “Efatá, abre-se”.

Por que Jesus realizou este milagre? Outro evangelista, João, seu discípulo amado, explica a razão deste e de todos os demais, atestando que Jesus realizava sinais e prodígios para que “cressem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus”. (20.30); e ainda, para “revelar a Sua glória”. Os milagres neo-testamentário seguem este objetivo. Não é diferente conosco, que crendo Nele pela operação livre do seu milagre da salvação em nós, chamada por Paulo de “tão grande salvação”, damos glória a Deus pelos resultados visíveis em nosso novo modo de vida. Todavia, como o milagre acontecido na vida deste ex-surdo, abriu-se a boca e ele passou a falar – abre-se a nossa e, devemos passar a falar. Não foi diferente com a mulher sem esperança do poço de Samaria (João 4) que deixando seu cântaro foi até a cidade de onde viera e abriu sua boca dizendo eu “acho que achei o Cristo” . Você é resultado do milagre de Deus. Abra a sua boca a favor do mundo (Prov. 31.8). Abra que o Senhor promete “Eu a encherei” (Sl 81.10). Igreja Batista Mineira, abre a tua boca – pois “todo coração com Cristo é um missionário e todo coração sem Cristo é um campo missionário”.
IBM. Eia-avante!
Pr. José Marcelo

Nenhum comentário: