Bom? Bom!

Teologia - Espiritualidade - História - Música - Política - Futebol - Angú com Taioba e muito mais...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

"DOR DA ALMA"

Tema da semana: A Dor Nossa de Cada Dia
(27/05)

Gota Bíblica do Dia
“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstancia. Sei o eu é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação...” Filipenses 4.11,12

Pensamento do Dia
“O abismo pode ser profundo, mas maior ainda é o amor de Deus”. Corrie tem Boom

Reflexão
“A Dor da Alma”

Dicionário Aurélio define a dor como: “Sofrimento físico ou moral; aflição”. Qual seria, então, a definição da dor da alma?

Dor da alma é àquela que consumiu o Filho de Deus quando olhou o templo e viu os vendedores da fé, comercializando a esperança dos crédulos.

Dor da alma é à que batia no coração de Jesus ao perceber a triste realidade de uma cidade religiosa, mas que rejeitava completamente a mensagem divina. Em jeito de lamentação, disse: ”Jerusalém, Jerusalém! Que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes! (Lc 13)

Dor da alma é a que levou o Salvador, não por Ele, mas por nós, exclamar, “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.

Dor da alma brota de um profundo sofrimento, angustia, mágoa, espelhada num reflexo de nós mesmos.

Dor da alma a que levou Dostoievski, prisioneiro do regime comunista russo, exilado na Casa dos Mortos, na Sibéria, ainda reunir forças e fé e compor uma das mais belas doxologias do cristianismo:”Creio que não existe nada de mais belo, de mais profundo, de mais simpático, de mais viril, e de mais perfeito do que o Cristo. E eu o digo a mim mesmo, com um amor cioso, que não existe e não pode existir. Mais do que isto: se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha nele, prefiro ficar com o Cristo a ficar com a verdade”.

Na dor da alma, produzimos o que há de melhor em nossa alma! Na esperança, de que como afirmou Martin Luther King Jr. “Aquilo que não me destrói torna-me mais forte”.

Pr. José Marcelo
Igreja Batista Mineira

Nenhum comentário: