Bom? Bom!

Teologia - Espiritualidade - História - Música - Política - Futebol - Angú com Taioba e muito mais...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pastoral Domingo - 13 junho - "O Campo Minado"

“O CAMPO MINADO”
“Aquele que tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama...” João 14.21

O profeta Samuel ao repreender Saul (que justificara sua desobediência dizendo que não destruira todos os despojos dos amalequitas, pois, queria sacrificar ao Senhor) deflagrou uma dura sentença ao Rei, dizendo: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua Palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”. (I Sm. 15.22). Quando Jesus foi perguntado pelo doutor da lei sobre qual dos mandamentos era o maior, o Mestre respondeu sem titubear: “Amar a Deus e ao próximo” – há de se notar a relação estreita entre obediência-amor-mandamento. Os três princípios se entrelaçam em favor dos homens para honrá-los com a verdadeira liberdade: obedecer ao que Deus manda é o melhor caminho! A obediência aos mandamentos de Jesus é para os discípulos um guia seguro para atravessar os caminhos e des-caminhos da jornada. Estar com Cristo e obedecê-lo é como atravessar um campo minado segurando a mão daquele que sabe onde estão as minas. Infelizmente, muitos cristãos, preferem percorrer o campo sem segurar na mão Dele – é suicídio espiritual. O Evangelista João em sua primeira carta diz que “os mandamentos não nos são pesados”. Não devemos guardá-los por obrigação, como escravos obedecendo a um senhor – mas como filhos agradando ao seu Salvador. Tornando seus mandamentos reais em nosso caminhar temos a promessa de sua manifestação amorosa [...e eu também amarei e me manifestarei a ele]. E a certeza que o conhecemos [Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos] (1 João 2.3). Deseja permanecer no amor de Cristo e por Ele ser conduzido entre as minas e chegar ao outro lado a salvo? O caminho é único: “Se vocês obedecerem aos meus mandamentos permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. (João 15.10).

IBM: Eia-avante!

Pr. José Marcelo

Nenhum comentário: